9 de maio de 2011

(Quando o Galo Canta) Você nega a Jesus?

Mateus 26.69-75

Quantas vezes você tem negado a Jesus? 

Está chegando a sexta-feira, dia em que a galera se agita para dar aquele rolé. E você não pode ficar de fora. Mas os seus pais não querem liberar você, pois temem o perigo das "altas madrugadas". Seguindo dicas dos seus "amigos" você diz para os seus pais que vai estudar na casa de um amigo. E que vai dormir por lá. Seus pais acreditam e você vai numa boa.

De repente, você está numa roda de amigos, jogando conversa fora. Alguém da turma resolve fazer um comentário maldoso, sobre um colega seu. Naquele momento, você pára e pensa: "Isso o que ele está dizendo não é verdade". Mas com medo de envergonhar a galera, dá continuidade ao "papo dez", falando mal do colega. Mas afinal o que há de mal nisso tudo? Todo mundo não faz isso? Antes de responder cabe aqui uma outra pergunta: "O que faria Jesus se estivesse em seu lugar?"

O apóstolo Pedro é conhecido por sua devoção impulsiva por Jesus. Os textos de Mateus 14:28; Marcos 14:29; Lucas 5:8; João 21:7 retratam isso. E por amar muito a Jesus, Pedro se arrependeu amargamente após tê-Lo negado. No Evangelho de (Mt 26, 69-75), pode-se perceber o sentimento de Pedro após ter negado a Cristo. Essa passagem bíblica mostra que Pedro negou três vezes a Jesus e logo depois chorou amarga-mente. A expressão "amargamente" nos dá uma noção de como foi esse sofrimento. O Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa define amargura como "tristeza, aflição, sofrimento, azedume, gosto desagradável". Pedro se sentiu assim.

Mas, o que esse fato de Pedro ter negado a Jesus tem haver com as situações descritas acima? Simples. Em cada uma das situações Jesus foi negado. Como? Você deve estar se perguntando: "Como posso negar a Cristo, assim como fez o apóstolo Pedro?" Jesus avisou a Pedro que antes que o galo cantasse, ele O negaria três vezes. Esse foi o sinal de Jesus dado a Pedro. O sinal que Deus lhe dá é o da vigilância, pois nas mínimas coisas pode-se negar ao Todo Poderoso. Veja com atenção algumas delas:

Vergonha. 
Você pode negar a Cristo, quando não assumi a sua identidade de cristão, ou seja, quando se envergonha de dizer que é crente ou, então, se envergonha de carregar a Bíblia, quer seja no colégio, na faculdade, nas rodas de amigos, no local de serviço e em outras situações onde você não assume que é evangélico. Olhe o que a Bíblia diz a esse respeito: "Qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos" (Mc 8: 38).

Inveja. 

Outra forma de negar a Jesus é quando você tem inveja de alguém. A Bíblia esclarece em (Pv 14.30), que "a inveja é a podridão dos ossos". Lembre-se, você é muito amado por Deus e também é capaz de conseguir seus objetivos. Não precisa ter inveja do seu irmão. Esse sentimento é diabólico e visa a destruição das pessoas. Inveja é
 desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade do próximo; desejo violento de possuir o bem alheio" (Aurélio). Existem pessoas que tem inveja da voz, do talento, dos bens materiais e não querem de forma alguma ver a felicidade de seu próximo. A inveja é tão destrutiva, que é capaz de desejar a morte a alguém. Foi esse sentimento que fez Caim matar o seu irmão Abel.

Cobiça. 

Outro fator que pode te levar a negar a Cristo e afastar você de Deus. Em (Êx 20) encontramos os Dez Mandamentos. E um deles se refere à cobiça. Deus adverte que não devemos cobiçar cousa alguma que pertença ao nosso próximo. Não devemos desejar e ambicionar àquilo que pertence a outrem.

Fofoca. 

Por meio da língua você pode prejudicar, e muito, a vida de alguém. A Bíblia diz: "Refreie a tua língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente." (Salmo 34: 13.) Fazer fofoca e intrigas com nomes de pessoas, é para quem não conhece a Deus. Você deve evitar quaisquer tipos de futricas e conversas alheias. O fofoqueiro gosta de colocar as pessoas no "meio" da conversa e depois quem sobra é você que fica como o linguarudo da história. Além de ser feio, é prejudicial à vida cristã.

Mentira. 

A mentira é outro mal proveniente da língua. Em (João 8:44) diz que o pai da mentira é o diabo, porque nele não há verdade. Uma mentirinha aqui e ali pode se tornar um enovelado de problemas na sua vida. Para os cristãos, conhecedores da Palavra de Deus, não deve existir o dia da mentira como muitos falam por aí e sim a verdade, sempre. "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno." (Mt 5:37.)

Vingança. 

No mundo temos um ditado que diz: "Vingança é um prato que se come frio". É assim mesmo. A vingança é fria e calculista. Espera sempre o momento certo para dar o bote, para destruir e para revidar. É algo que definitivamente não vale à pena. Quantas pessoas já se prejudicaram e foram prejudicadas por causa de uma vingança. Deixe isso para o Senhor resolver. "Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: “Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor." (Rm 12:19.)

Poderíamos ilustrar aqui diversas coisas que nos fazem negar a Jesus. Entretanto, os exemplos acima nos dão a referência de como podemos fazer isso. Pedro negou a Jesus por três vezes. E você, jovem, quantas vezes tem negado ao Senhor Jesus e entristecido o Espírito Santo de Deus?

            Que Deus nos abençoe Na Fé. Att: Diac.Ademir

Um comentário:

  1. Quando lemos as palavras de Paulo aos cristão de Roma podemos entender melhor o porque estas coisas ainda acontecem com a maioria dos cristão.

    "Porque não a buscava pela fé, mas como se fosse por obras. Eles tropeçaram na "pedra de tropeço". Romanos 9:32

    Somente pela fé que é produzida pela pregação se é possível formar um caráter cristão e muitos dos cristãos de hoje foram formados apenas pela influencia de alguém que também é carnal e assim não pode ser referencial. Mas :

    "Se é santa a parte da massa que é oferecida como primeiros frutos, toda a massa também o é; se a raiz é santa, os ramos também o serão. Romanos 11:16

    Deus nos oriente,na Fé !

    ResponderExcluir

Comentem sem agredir outras pessoas pois caso isto aconteça seu comentário será removido.

Mais Postagens

2leep.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...